UENF inaugura sala do Projeto “A Influência da Prática de Artes Marciais na Saúde Física e Mental da Comunidade Estudantil de Campos-RJ.”

Foto: UENF/JudoCam
Na última terça-feira, 8 de fevereiro de 2011, foi realizada na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) a aula inaugural da Sala de Artes Marciais, parte do projeto “A Influência da Prática de Artes Marciais na Saúde Física e Mental da Comunidade Estudantil de Campos-RJ.”
Idealizado pela Reitoria da UENF, o projeto tem como objetivo destacar a importância das artes marciais na vida acadêmica, promovendo não apenas a melhoria da qualidade de ensino, mas também o bem-estar físico e mental de alunos e professores. A iniciativa visa integrar a prática esportiva ao cotidiano universitário, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional da comunidade acadêmica.
A aula inaugural da modalidade judô foi conduzida pelo professor Francisco de Alvarenga Leandro, faixa-preta reconhecido pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). O evento contou com a presença do prefeito da UENF, Paulo César de Almeida Maia, além de alunos e professores da instituição, que prestigiaram o início deste importante projeto.
“Essa realização era um grande sonho dos professores da nossa cidade. Hoje, finalmente, temos um espaço adequado para receber grandes atletas e sediar eventos de relevância,” destacou o professor Francisco de Alvarenga Leandro.

Foto: UENF/JudoCam
O professor Paulo Maia também celebrou o sucesso da iniciativa: “Parabéns à Reitoria, aos professores e a todos que contribuíram para a concretização dessa grande conquista.”
A criação da Sala de Artes Marciais representa um avanço significativo para o esporte na região e reforça o compromisso da UENF com a promoção da saúde e da qualidade de vida de sua comunidade.
A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro é uma das agremiações filiadas à Associação Desportiva Viva Saudável (ADVS), que, por sua vez, é devidamente registrada na Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e na Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Locais de treinamentos da ADVS:
- Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA), professores Francisco de Alvarenga Leandro e Luís Cezar Ribeiro;
- Colégio Eucarístico; professor Manoel Leandro Neto
- Judô Clube Campos dos Goytacazes (Tênis Club de Campos dos Goytacazes), professores Alexandre Souza Viana, Francisco de Alvarenga Leandro e Manoel Leandro;
- Judô Clube Itaperuna (JCITA); professor Wanderley Cordeiro de Lima
- Associação Desportiva Viva Saudável (ADVS), professores Arthur Souza do Carmo e Thiago Freitas de Oliveira;
- Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), professores Manoel Leandro Neto e Paulo Maia.
“Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.”
Apocalipse 22:14
Fonte: UENF/Francisco de Alvarenga Leandro/ADVS